5 dicas para cuidar da sua saúde financeira

Cuidar da sua saúde financeira é fundamental para não entrar no vermelho, pagar juros exorbitantes, ou se afundar em dívidas impagáveis. Se assemelha muito ao nosso cuidado pessoal com a saúde de nosso organismo: é preciso nutrir, suplementar, tomar sol, praticar atividade física para evitarmos a doença. Assim também é com o nosso dinheiro: se não poupamos ou soubermos gerenciar, ele vai se acabando e vamos perdendo o controle de nossos gastos.

Com a pandemia, entramos numa crise econômica ainda maior e por essa razão é ainda mais importante estar de olho no controle das finanças. Existem muitas maneiras de se cuidar do nosso dinheiro e fazer ele render, seguem abaixo 5 dicas básicas:

1- Pague suas dívidas

Faça o possível para renegociar as suas dívidas para que não vire uma bola de neve e fique impossível a situação. Enfrente a situação e busque um acordo que seja justo para ambos os lados. Assim, você poderá recomeçar do zero um investimento e uma aplicação que terá o melhor rendimento para o seu dinheiro.

2- Educação Financeira

É preciso ter conscientização de como administrar o seu dinheiro. A internet tem um mar de informações e é possível filtrá-las e acessá-las por meio de canais no Youtube, blogs, sites específicos, aplicativos e até mesmo cursos que nos abrem caminhos nessa nova perspectiva.

3- Reserva de Emergência

Assim que pagar as suas dívidas, o primeiro passo é poupar dinheiro para evitar que se entre novamente num mesmo ciclo de endividamento. Se preparar para os imprevistos é a maneira mais inteligente de assegurar a sua vida financeira e uma sobrecarga de estresse sem limites.

4- Controle seus gastos

Saiba diferenciar o que é um gasto realmente importante de outro desnecessário ou supérfluo. Para isso sugiro dois livros que podem mudar o seu mindset: Essencialismo e Menos é Mais.

5- Faça render o seu dinheiro

Busque saber o melhor tipo de investimento dentro de sua renda, para isso vale ler conteúdos específicos ou consultar um especialista na área. Importante: Desconfie de soluções milagrosas, elas quase sempre te vendem mentiras. 

Beatriz Bevilaqua, jornalista e comunicadora de startups.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *