Saiba como evitar a contaminação do Coronavírus dentro do seu carro

Com os números de vítimas da Covid-19 batendo recordes a cada dia, entramos na pior fase da Pandemia no Brasil. As recomendações das autoridades em saúde pública são de distanciamento social, permanecer em casa o máximo possível e em alguns casos até mesmo o lockdown – protocolo de isolamento com medidas mais rígidas adotadas durante situações mais extremas.

O objetivo é restringir a disseminação do vírus pela distância, já que o novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar por meio de gotículas de saliva suspensas. Sabemos que o distanciamento é fundamental, no entanto, muitas vezes é inevitável o deslocamento para idas ao mercado, à farmácia, levar os filhos à escola ou alguma outra emergência e para isso utilizamos o carro.

Segundo a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), para desinfectar uma superfície contaminada pelo coronavírus basta limpá-la com um desinfetante simples. Depois, basta limpar as mãos com um higienizador à base de álcool ou lavá-las com água e sabão e evitar de tocar no rosto, na boca ou no nariz. 

Todos os cuidados devem ser realizados em casa, na rua e também dentro de nossos próprios veículos. Antes de entrar no carro, limpe as mãos e a maçaneta interna da porta, o volante e o câmbio. Onde não é indicado passar álcool 70%, utilize água e sabão neutro, misturados em um borrifador pequeno e um pano macio de microfibra para esfregar a área, porque o vírus também não resiste ao atrito com o pano.

Importante ressaltar que o motorista e todos os passageiros devem usar máscaras e as janelas devem permanecer abertas durante todo o trajeto para haver circulação de ar, evitando assim gotículas de saliva suspensas. Outra recomendação é evitar parar nos pedágios, para isso baixe um aplicativo com serviço de pagamento automático como ConectCar, Sem Parar e muitas outras opções. Veja qual cabe melhor no seu bolso.

Assim como não é aconselhável receber ninguém em casa, a regra vale para o carro também, ou seja, evite nesse período dar e pegar carona, pois existem muitas pessoas que são assintomáticas e podem transmitir o vírus sem manifestar qualquer sintoma de contaminação. Jogue fora a lixeira do veículo todos os dias e o mantenha sempre limpo e bem cuidado. 

Caso precise deixar o carro com um manobrista, vale a mesma orientação de higienização. Antes de ligar o carro, higienize sempre o volante, painel, câmbio, maçanetas e assentos. Essas são algumas dicas bastante simples que podem te ajudar no dia a dia!

Se você está em busca de um novo carro ou na troca do atual, fale com nossos vendedores. Na Tony Veículos é possível comprar o carro de acordo com a sua condição financeira. Peça o seu orçamento de maneira online, clique aqui.

Beatriz Bevilaqua, jornalista e comunicadora de empresas inovadoras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *