5 dicas básicas para economizar combustível

Você tem a impressão de que cada vez mais o valor do combustível está nas alturas? Ou de que seu carro está consumindo mais do que devia? Sabia que existem maneiras bastante simples de economizar o combustível do seu carro? 

Confira algumas atitudes básicas para fazer o seu carro rodar o máximo possível com o que tem no tanque:

1- Mantenha os Pneus Calibrados

Uma pesquisa da Pirelli revelou que, em média, 80% dos carros rodam com os pneus descalibrados. Além do impacto na dinâmica, rodar abaixo da pressão mínima indicada pela fabricante aumenta o consumo de combustível.

2- Não sobrecarregue o seu carro

Quanto mais peso você colocar, mais força e combustível o carro irá consumir. Mantenha no seu automóvel apenas o essencial, pois carro vazio é sinônimo de economia. Além de gastar menos, componentes como freios, pneus e suspensão irão durar muito mais.

3- Otimize o trajeto que poupe o seu combustível

Muita gente utiliza aplicativos que auxiliam no trajeto, no entanto o Google Maps ou o Waze não verificam a melhor rota do ponto de vista energético. Uma via expressa sem semáforos, por exemplo, permite poupar mais combustível do que uma avenida com muitos cruzamentos e congestionamentos em horário de pico. Se já conhece o caminho, avalie com cuidado o melhor caminho para economizar combustível.

4- Suavidade na Direção faz a diferença

Conduza o mais suave possível, evitando frenagens e desacelerações muito abruptas para não apenas poupar combustível, como também prolongar a vida útil de diversos componentes do seu carro. 

5- Manutenção em dia poupa combustível 

Siga todos os prazos e as especificações do fabricante para a troca de fluidos e filtros do motor indicados no manual. Verifique também todos os itens de manutenção, pois estes influenciam no funcionamento do carro e, em condições inadequadas, contribuem para elevar ainda mais o consumo de combustível. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *