Como cuidar do seu carro no inverno? Confira 5 dicas da Tony Veículos!

Estamos no inverno, a estação mais fria do ano. Nesse período, não só o nosso organismo fica mais sensível às oscilações de temperaturas, mas o nosso carro também. Por isso, algumas medidas simples podem ajudar a evitar problemas mecânicos ou simplesmente que o seu carro pare na estrada. Isso sem contar no gasto adicional que pode ser ainda maior em situações de emergência. Confira algumas dicas altamente eficazes :

1- Cuidado com a bateria

Com o passar do tempo, a bateria de todo carro perde a capacidade de reter energia elétrica. Com o inverno, o desafio é ainda maior e a bateria tem mais dificuldade em fazer o seu trabalho. Isso acontece porque com as baixas temperaturas, o óleo lubrificante do motor fica mais viscoso e dilata com maior dificuldade. Portanto, evite deixar muitos equipamentos ligados quando o carro estiver estacionado ou desligado. Nos dias mais frios, nunca dê a partida com o rádio ou os faróis acesos e evite ligar e desligar o carro durante um congestionamento.

2-  De olho no óleo e filtros de óleo

Um óleo de motor limpo é fundamental para lidar com as baixas temperaturas do inverno. Então acompanhe com cuidado todas as recomendações do fabricante sobre a data de validade, e sobre o tipo de óleo que deve ser utilizado em seu automóvel. Durante os dias mais frios do ano, os óleos que costumam funcionar melhor são os menos viscosos, por contribuírem com uma melhor lubrificação após a partida. Fique de olho!

3- Escolha o Melhor Combustível 

O frio pode fazer o seu carro demorar para ligar, sobretudo se você costuma abastecer o veículo com etanol. Já os carros bicombustíveis trazem um reservatório de gasolina para facilitar o processo. E o tanquinho também merece um pouco mais de atenção. Não se esqueça de priorizar a qualidade do combustível, pois vai definir a eficiência do carro nesses dias. Verifique também o nível de combustível do tanque principal e do reservatório de partida auxiliar e complete. 

4- Não deixe o Ar Condicionado parado

Obviamente você não vai precisar usar o ar condicionado estando com a temperatura mais amena, no entanto é necessário ligá-lo pelo menos uma vez na semana – por uns 20 minutinhos, para que todos os componentes do sistema permaneçam lubrificados e que não haja proliferação de patógenos (como bactérias) no equipamento. 

5- Troque Palhetas e Luzes 

Durante o inverno, a neblina prejudica bastante a visão dos motoristas. Logo, sugerimos que troquem as palhetas antigas e testem a eficiência das luzes do seu carro antes de pegar a estrada.

Além de todas essas dicas básicas, tenha sempre um kit de primeiros socorros, de troca de pneus e também o triângulo de sinalização. E claro, faça uma revisão anual do seu carro para evitar imprevistos desnecessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *