Bateria automotiva: como melhorar sua vida útil?

Pode parecer absurdo, mas quanto mais você rodar mais sua bateria irá durar. Sim, carro que anda mais prolonga a vida da bateria. Mas você sabe qual a vida útil de uma bateria?

Para quem usa pouco o carro, a bateria dura em média 2 anos. Já para quem roda bastante, ela pode passar dos 4 anos. Vamos te ajudar a entender melhor essa continha que parece injusta. Quando a bateria fica sem uso por alguns meses, o ácido da solução que está entre as placas se acumula no fundo dela e corrói as placas de chumbo. Por isso, é preciso movimentá-la para manter a solução por igual.

A grande maioria das pessoas somente se lembra da bateria quando o carro apresenta algum problema, mas existem alguns sinais que podem te ajudar a identificar quando ela estiver se encerrando. Um dos sinais podem ser as luzes do painel ou as luzes internas que ficam mais fracas.

Tendo em vista os sinais e a informação do tempo de vida útil da bateria, vamos às dicas para te ajudar a prolongar esse tempo.

Desligue os equipamentos do carro antes de dar partida. Manter o rádio, os faróis e o ar-condicionado desligados pode ajudar a poupar a bateria na hora de ligar o motor, já que ela é a fonte de energia para todos esses itens.

Outra dica é manter as conexões da bateria limpas. Com o passar do tempo, as peças do carro ficam desgastadas e sujas, e não limpar os itens do veículo pode causar uma série de problemas no seu funcionamento, inclusive na durabilidade da bateria. Camadas que podem gerar ferrugem, por exemplo, diminuem a capacidade da bateria de transmitir carga adequadamente.

Recarga seria indicado?

Quando a bateria chega ao fim, é muito comum na tentativa de ressuscitá-la, dar uma última carga nela, a famosa chupeta. Mas lembre-se: essa pode ser uma solução imediata para quem precisa sair do meio da estrada, mas não é a solução mais adequada por gerar consequências negativas ao sistema da peça. Então se você recorrer a recarga, já se prepare para trocar a bateria.

Nossas práticas: Como revendedora, a Tony Veículos tem por prática ligar os carros toda semana para prorrogar a vida útil da bateria dos carros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *