Comum ou aditivado? Entenda qual o combustível ideal para o seu veículo

Diante da alta dos preços dos combustíveis no Brasil, a parada para o abastecimento e o deparar com algum tipo de promoção nas bombas, faz o motorista pensar se vale a pena investir em um combustível que trará mais economia e potência ao veículo.

Mas antes de qualquer decisão, você deve pensar se a “economia” valerá mesmo a pena, afinal, abastecer subitamente com gasolina aditivada um carro que há anos recebe apenas a comum pode causar o entupimento dos bicos injetores e dos carburadores, e nesse caso a economia vai por água abaixo.

Mas um carro acostumado com gasolina comum nunca poderá experimentar a aditivada?

Pode sim, porém é recomendado usar inicialmente uma mistura gradativa de ambas. Portanto, não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento. Comece colocando uma mistura de, aproximadamente 10% de gasolina aditivada a cada abastecimento, e eleve até atingir 100%.

Com instruções a serem seguidas para evitar danos ao seu veículo, agora é hora de entender quando vale a pena investir em gasolina aditivada?

Para viagens em auto-estradas, por exemplo, recomenda-se o uso de gasolina comum. Já em grandes centros onde é comum o anda e pára, é mais viável abastecer o veículo com gasolina aditivada.

A gasolina aditivada nada mais é que a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão. 

E se você quer saber qual combustível é o ideal para o seu carro, a resposta é simples: a potência de um carro já foi definida no projeto do motor, portanto, o desempenho dele vai depender da gasolina. Para saber qual o tipo de combustível mais indicado, deve-se consultar o manual do proprietário. Se veículos que exigem gasolinas de alta octanagem forem abastecidos com gasolina comum não terão um total aproveitamento da potência do motor.

E como forma de atender cada vez melhor, a equipe Tony Veículos está preparada para orientar nossos clientes sobre qual combustível trará melhor aproveitamento para cada carro vendido em nossas lojas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *