Garantia de fábrica: compradores devem ter mais atenção ao benefício

É muito comum quando um consumidor opta por comprar ou trocar de carros em lojas e revendas, que ele não dê atenção à questão da garantia de fábrica. A impressão que dá é que as pessoas acreditam que pelo fato de o carro não vir de concessionárias, ou por não ser zero km, que a garantia de fábrica já tenha passado.

Mas é importante ter mais atenção a esse benefício. Muitos consumidores perdem a garantia de fábrica em veículos seminovos ainda cobertos pelo benefício, simplesmente por achismo.

Um exemplo é quando um carro seminovo com 3 anos de uso sai de uma revenda com garantia de 90 dias, a chamada garantia legal. E normalmente a garantia de fábrica é de 5 anos, mas a duração do período de cobertura varia conforme a montadora, e é inclusive usada como diferencial por algumas marcas. Isso quer dizer que o carro estando dentro das normas de garantia, esse consumidor terá 2 anos e 3 meses de garantia do veículo, sendo 2 pela concessionária e os 3 meses garantidos em loja.

Lembrando que a garantia legal é completa e irrestrita e vale para o carro inteiro (não apenas para alguns componentes, como câmbio e motor) e não pode se subordinar a nenhum tipo de condição. Já a garantia contratual pela montadora, o consumidor precisa ter ciência prévia de todas as regras que limitam ou excluem a garantia, mas cumprindo ela pode sim ser exigida pelo consumidor. Uma dessas regras, por exemplo, é a manutenção periódica exigida que seja feita de fábrica pela concessionária. Se o antigo proprietário fez corretamente, e cumpriu os regulamentos, a revenda deve garantir que essas informações sejam repassadas ao novo dono.

Então fique atento às coberturas que a lei te garante. Aqui na Tony Veículos, temos como padrão comunicar aos nossos clientes todas as informações adicionais para que esses direitos sejam garantidos e o consumidor garanta uma compra segura.

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